O Rio de Janeiro enfrentou uma noite marcada por forte instabilidade climática nesta quarta-feira (9), com registro de chuvas intensas, rajadas de vento e queda de árvores e estruturas em diferentes pontos da cidade. A capital fluminense segue sob alerta nesta quinta-feira (10), com previsão de novos temporais, risco de alagamentos e ventos moderados a fortes.
Segundo o Jornal O Dia, núcleos de chuva se concentraram principalmente nas zonas Norte e Sul da cidade por volta das 22h, mas a Zona Oeste foi uma das regiões mais afetadas. No Joá, uma árvore caiu sobre o Elevado Presidente Itamar Franco. No Recreio dos Bandeirantes, a força dos ventos derrubou um outdoor na Avenida Miguel Antônio Fernandes e um poste na Avenida das Américas, próximo à estação BRT Benvindo de Novaes, provocando a interdição de parte da via.
De acordo com o G1, a madrugada desta quinta-feira começou com chuva, e a previsão é de que o tempo permaneça instável ao longo do dia, com possibilidade de temporais acompanhados de raios, ventos fortes e até queda de granizo. A Climatempo alerta para o risco de alagamentos, transbordamento de rios e destelhamento de imóveis, especialmente nas regiões Norte e Noroeste do estado, embora os efeitos também atinjam a capital.
Na Zona Sul, entre 20h e 21h de quarta-feira, a estação meteorológica do Forte de Copacabana registrou rajadas de vento de até 64,4 km/h. Ainda de acordo com o Jornal O Dia, nesse mesmo período choveu de forma moderada em bairros como Urca, Copacabana, Ilha do Governador, Jardim Botânico, Rocinha, Penha, Tijuca e Campo Grande.
A intensidade da chuva variou entre regiões. Conforme destacou O Globo, entre 20h e 20h15, o sistema Alerta Rio registrou “chuva muito forte” no Vidigal e em Santa Cruz, além de altos volumes em Barra/Barrinha e Rocinha. Já em áreas como Madureira, Cidade de Deus, Grajaú e Santa Teresa, a precipitação foi considerada fraca. A Defesa Civil chegou a emitir alerta de chuvas intensas válido até o início da madrugada desta quinta-feira.
Em nota divulgada na manhã desta quinta, o Centro de Operações Rio confirmou que “há possibilidade de pancadas isoladas de chuva a qualquer momento”, especialmente à tarde, com ventos que podem chegar a fortes intensidades. A temperatura, que chegou a cair com a frente fria, não deve ultrapassar os 30°C hoje.
Previsão para os próximos dias
A instabilidade no tempo deve se manter nos próximos dias. Segundo o Centro de Operações Rio, na sexta-feira (11), a cidade terá céu encoberto por ventos úmidos vindos do oceano, com previsão de chuva fraca a moderada isolada ao longo do dia. No sábado (12), o cenário permanece similar: céu nublado a parcialmente nublado e possibilidade de chuva leve. Já no domingo (13), o tempo melhora e não há previsão de chuva. Na segunda-feira (14), no entanto, uma nova frente fria pode trazer pancadas de chuva à tarde e à noite.
As autoridades reforçam a importância de os moradores acompanharem os alertas da Defesa Civil e evitarem áreas de risco durante tempestades, como encostas e ruas com histórico de alagamento. A cidade permanece em Estágio 1 — o primeiro nível em uma escala de cinco —, indicando que, apesar dos transtornos registrados, ainda não há impacto significativo na rotina da população.