Caixa dágua derrete em bangu ou em volta redonda

Caixa d’água derrete em Bangu? É verdade?

O ano era 2018, já era dezembro, mas ainda nem era verão. Foi então que começou a circular pelas redes sociais um vídeo de uma caixa d’água que parecia ter derretido com o calor de Bangu. O vídeo rapidamente se espalhou pelas redes e foi parar nos principais jornais da cidade e do estado do Rio de Janeiro.

Desde então, sempre que a temperatura aumenta, as pessoas lembram desse dia e republicam o vídeo. Mas será que ele é verdadeiro? Será que isso aconteceu em Bangu mesmo?

O dia em que a caixa d’água não derreteu em Bangu

Vamos direto ao assunto: o vídeo em que supostamente uma caixa d’água derreteu em Bangu é parcialmente falso: o registro até é verdadeiro, mas o que aconteceu não foi exatamente um derretimento, e também não foi em Bangu.

O caso ocorreu em Siderlândia, em Volta Redonda, apesar de jornais como G1, O Dia O Dia e Meia Hora terem divulgado como se fosse em Bangu. Alguns dias depois o G1 publicou uma nota de correção, dizendo que a matéria anterior estava equivocada.

Quem desmentiu essa versão foi um perfil no Instagram que faz a cobertura de assuntos de Volta Redonda, o @vrfacts. O responsável pela página publicou o vídeo original pouco depois de gravado, no dia 18 de dezembro de 2018. No dia seguinte, quando várias pessoas e veículos de comunicação na internet passaram a atribuir o caso a Bangu, eles foram até o local verificar.

No vídeo abaixo, o VR Facts mostra o local exato da gravação, e descreve os pontos de referência que atestam o bairro de Siderlândia como o verdadeiro lugar da gravação.

https://www.instagram.com/p/BrkLl4Xll1v/

Caixa d’água já “derretiam” antes

O dia que a internet parou porque supostamente uma caixa d’água derreteu com o calor de Bangu não foi o primeiro episódio do tipo. Os primeiros registros de caixas d’água deformadas durante o verão surgiram antes disso.

O primeiro vídeo do tipo no YouTube é de setembro de 2017 e aconteceu na cidade de Miracema do Tocantins. Nas imagens, um reservatório nos fundos de uma lanchonete aparece completamente deformada. O áudio diz que ela derreteu com o forte calor de 40 graus.

Mas afinal, é possível que o calor derreta uma caixa d’água?

A resposta é não. O calor do verão não é capaz de derreter uma caixa d’água. O que aconteceu nesses casos que foram registrados foi a má instalação do equipamento. Em geral, são caixas instaladas em locais com a base instável ou menor do que a caixa.

Isso faz com que o fundo não fique firme, e o peso da água — uma caixa de 1000 litros armazena até uma tonelada — acaba fazendo com que a parede do reservatório rompa.

A matéria prima usada para fazer uma caixa d’água é o polietileno, que é aquecido a 130ºC na hora da produção. Portanto, com menos que isso não é possível alterar sua estrutura. Ainda mais com água dentro. Apesar dela ficar bem quente, não chega nem perto dessa temperatura.

Consultamos alguns fabricantes e indicamos uma ótima explicação da Fortlev sobre o assunto.

Caio Chagas de Assis

Sou jornalista e banguense. Nesse blog, tenho como objetivo escrever e organizar informações na internet sobre o bairro de Bangu e a região da Zona Oeste do Rio de Janeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *