Calor em Bangu | homem de bicicleta vestido com a camisa do bangu atravessa rua sob forte sol e calor

Por que em Bangu faz tanto calor?

Quem já ouviu falar de Bangu, certamente conhece a relação que é feita entre o bairro e as altas temperaturas. Essa associação acontece porque durante muito tempo o bairro da Zona Oeste registrou as maiores temperaturas do Rio de Janeiro durante o verão. É comum ver na internet imagens de termômetros nas ruas do bairro marcando 50 graus — além de memes com números muito maiores.

Durante boa parte do verão, a cidade do Rio costuma ter as temperaturas mais altas do país, portanto, não é exagero dizer que em Bangu eram registradas as máximas do Brasil.

Acontece que nos últimos anos o calor aumentou, mas o nome de Bangu passou a aparecer um pouco menos nos noticiários no verão. Ficou apenas a fama e o folclore. Mas o que será que aconteceu?

Surgiu outro lugar mais quente? Bangu esfriou? Nesse texto explicaremos os possíveis motivos de em Bangu ser tão quente e também como andam as atuais temperaturas do bairro.

Por que em Bangu é tão quente?

Durante o verão, é comum que no Rio de Janeiro a temperatura máxima supere os 40 graus e chegue aos 43ºC, 44ºC e até 45°C. Essas ondas de calor mais intensas costumam acontecer principalmente nos subúrbios, onde há muito concreto e pouca brisa vinda do mar, em especial na Zona Oeste da cidade.

A explicação para o bairro de Bangu ser tão quente é a junção dessas duas coisas:

  1. as ilhas de calor que as regiões urbanizadas costumam criar por ter muito concreto e pouco verde; e
  2. um fenômeno chamado efeito Foehn.

Em especial entre Realengo e Santíssimo, há uma região que fica cercada de montanhas: de um lado o maciço da Pedra Branca (que separa a Zona Oeste da Barra da Tijuca); e do outro lado o maciço do Gericinó (que também é conhecido como Mendanha, e separa a Zona Oeste da Baixada Fluminense).

Essas duas montanhas são as mais altas da região metropolitana, as duas com mais de 1000 metros de altitude, e as duas agem de maneiras distintas para criar todo esse calor.

Efeito Foehn e a influência dos morros no calor de Bangu

Como Bangu fica entre dois grandes maciços com mais de mil metros de altitude, essa localização faz com que surjam condições bastante peculiares na região, como foi explicado no estudo do professor Andrews de Lucena.

O maciço da Pedra Branca separa a Zona Oeste da região da Barra da Tijuca e do Recreio, que é uma região perto do mar e consequentemente menos quente. Os ventos que vêm do oceano costumam ser mais frios do que os demais, por isso as regiões praianas costumam ser mais frescas.

No entanto, ao passar por cima da montanha, esse ar mais fresco que vem do mar desce na região de Bangu bem mais quente. Funciona assim:

  1. O vento frio que vem do mar encontra o maciço da Pedra Branca, e sobe para atravessar as montanhas.
  2. Durante esse processo, o ar perde umidade (normalmente na forma de chuva) e fica bastante seco.
  3. Depois que passa por cima das montanhas, o vento agora seco começa a esquentar enquanto desce.
  4. Quando enfim chega ao outro lado do maciço, o vento quente desce sobre os bairros.
  5. Por fim, há no outro lado o também grande maciço do Gericinó (ou Mendanha), que impede que esse ar quente se dissipe.

Esse processo pelo qual os ventos que vem do mar e chegam à região passa tem um nome: Efeito Foehn, ilustrado na imagem abaixo.

Imagem ilustrativa explicando o efeito foehn, que age em Bangu

O calor provocado pelo concreto.

Além de tudo isso, o bairro, assim como a maior parte dos bairros do Rio de Janeiro fica em uma grande área da cidade em que predominam o concreto e o asfalto, com poucas áreas verdes. Todos os prédios, casas e avenidas retém o calor ao invés de dissipá-lo, como acontece nas áreas verdes. Todas as metrópoles do Brasil estão a maios ou menos 5 graus acima do que o bioma natural dessas localidades.

Leia também:

Costureira em Bangu: conheça algumas opções perto de você

Qual é o maior bairro do Rio de Janeiro em extensão territorial?

Algumas “provas” de que Bangu é realmente quente

Toda a mística em torno da temperatura de Bangu gera algumas histórias curiosa. E esse texto vai apresentar algumas delas.

Bangu 50 graus

Uma das imagens que circulam na internet há mais tempo ironizando as temperaturas de Bangu é essa aqui em baixo. Não dá para confirmar que ela é verídica, mas ela mostra o termômetro que fica na esquina da Rua Francisco Real com a Avenida Cônego de Vasconcelos marcando 50 graus.

termometro em bangu marcando 50 graus

Há no entanto outras versões dessa mesma imagem, como essa, marcando 99º C:

Montagem de termometro em bangu marcando 99 graus

Por mais que esses termômetros de rua não sejam a melhor maneira de aferir a temperatura de um local, eles são um forte indício quando está bem quente. Apesar da montagem com o número 99, existem outros registros de outros lugares em que esses aparelhos marcaram mais de 50 graus.

Mas para os indícios do calor banguense não ficarem restritos apenas a eles, o verão de 2021 trouxe mais uma pérola da TV brasileira na cobertura do calor. Em fevereiro, no auge do calor, o RJTV decidiu fazer uma competição ao vivo para verificar qual bairro estava mais quente no dia: Bangu ou Irajá.

O resultado é óbvio, deu Bangu, com 48,1º C.

Comparativo das temperaturas de Bangu e Irajá durante o verão de 2021 em reportagem do RJTV
À esquerda, o termômetro marcando a temperatura de Bangu; à direita, o de Irajá

O calor de Bangu derrete caixas d’água

Outro episódio que também rende memes por conta do calor de Bangu foi no dia em que uma caixa d’água amassou dando a impressão de que derreteu por conta do calor.

Caixa d’água derreteu em Bangu !!! Sensação térmica de 52° grau

A associação entre Bangu e calor é tanta que a maior parte das buscas na internet por esse episódio relaciona o nome do bairro. Mas na verdade o caso acontece em Volta Redonda, e o culpado nem foi o calor.

De acordo com a fabricante da caixa d’água, o material do produto não derrete com o calor e a deformação provavelmente aconteceu por conta de algum problema na instalação.

Mas não deixa de ser curioso, e até engraçado, que as pessoas achem que isso aconteceu em Bangu.

Caso queira saber mais, temos um texto explicando o mito do dia em que o calor de Bangu derreteu uma caixa d’água.

Calor de Bangu cozinha ovos na cartela

Também no verão de 2021 surgiu na mídia o caso em que o calor de Bangu cozinhou os ovos em uma lanchonete em temperatura ambiente. O G1 fez uma matéria no site sobre isso.

O mais curioso nesse caso é que parece que é verdade mesmo. Os especialistas que foram entrevistados pela reportagem disseram que é bem possível que a história seja verídica. Isso provavelmente aconteceu não só por conta do calor do verão.

Segundo os entrevistados, um ovo pode ser cozido a 55 graus em temperatura ambiente. E no caso de uma lanchonete, perto de um forno ou de um fogão industrial, ainda mais durante o verão, é uma situação bastante possível.

E aconteceu em Bangu!

E para refrescar, um chuveirinho no calçadão de Bangu

O último meme folclórico sobre o calor de Bangu do qual falaremos aqui é o chuveirinho do calçadão.

Pra gente que é daqui é um pouco estranho entender isso como uma piada, mas a verdade é que as pessoas de fora se surpreendem com o fato do nosso calçadão sim, ter um esguicho de água para refrescar as pessoas que passam por ele.

E nós temos que assumir que realmente é uma funcionalidade inusitada para um calçadão comercial. Só mesmo um lugar muito quente para precisar desse tipo de refresco.

Mas infelizmente o chuveirinho do calçadão de Bangu está parado há muito tempo. E agora, puxando pela memória de como era quando ele funcionava, percebo que talvez ele faça falta mesmo.

O refresco era pouco, mas para o calor de Bangu, qualquer refresco é refresco.

Afinal, qual é o bairro mais quente do Rio de Janeiro?

O bairro mais quente do Rio de Janeiro oficialmente não é mais Bangu, mas há fortes indícios de que ele continua sendo. Mais acima mencionamos uma coisa muito importante mas ainda não a explicamos no detalhe. Bangu hoje em dia aparece menos nos noticiários como o local onde ocorrem as máximas do verão. Nos últimos anos essa posição foi ocupada por bairros como Vila Militar e Irajá. Daí inclusive que surgiu a competição feita ao vivo pelo RJTV de qual bairro estava mais quente em fevereiro de 2021 (que Bangu venceu!).

Lista de temperaturas máximas no Rio de Janeiro:

  • 43,2ºC: registrado em 2012 em Santa Cruz;
  • 43,1ºC: registrado em 1984 em Bangu (onde não tem mais medição);
  • 42,1ºC: registrado em 2015 na Marambaia.

Independente de qual bairro estava mais quente na hora da medição feita pelos repórteres, ela não é válida oficialmente. Para que o registro valha, ele precisa seguir alguns critérios que apenas uma estação meteorológica é capaz. Até 2004, a estação de Bangu registrava oficialmente as temperaturas máximas da cidade. Mas de lá pra cá a estação presente no bairro já não registra medição nenhuma.

É isso mesmo! Se Bangu hoje em dia não é mais oficialmente o bairro mais quente da cidade, isso não tem a ver com a mudança de temperatura no bairro, e sim porque o local que deveria registrar as temperaturas no bairro simplesmente não funciona mais.

Isso já virou motivo de piada, é claro, afinal, para Bangu não ser o local com o registro mais quente, só mesmo não registrando.

No entanto isso é um problema grave. A estação meteorológica que ficava em Bangu — assim como as que ficavam em Realengo e em Santa Cruz — não funciona mais por falta de grana, sucateamento do estado, justamente em um local importante para as medições, que é o local mais quente. Ou seja, no Rio, há anos, as temperaturas máximas provavelmente não são as máximas de fato.

Caio Chagas de Assis

Sou jornalista e banguense. Nesse blog, tenho como objetivo escrever e organizar informações na internet sobre o bairro de Bangu e a região da Zona Oeste do Rio de Janeiro.

3 thoughts to “Por que em Bangu faz tanto calor?”

  1. Bangu sempre foi o bairro mais quente do Rio de Janeiro. Tiraram a marcacão de temperatura de Bangu com a intenção de ocupar este fato. É preso voltar o termômetro oficial de marcação para acabar de vez com essa polêmica. Bangu é realmente o campeão em temperatura do RJ e logicamente do Brasil! E é também o berço do futebol brasileiro e querem roubar tbm isso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *