O dia em que um telejornal tentou ver na prática qual era o bairro mais quente do Rio de Janeiro

Era verão de 2021, o sol castigava muito forte a cabeça dos cariocas, caixas d’água derretiam nos telhados, e ovos eram fritos no asfalto. Na TV, matérias de jornal se dividiam entre ensinar como se proteger do calor e tentar explicar o motivo de estar tão quente.

E como sempre que a pauta são as altas temperatura, o nome de Bangu surge. Mas no verão de 2021 foi um pouco diferente. Dia após dia, os recordes de calor do ano eram quebrados por outro bairro: Irajá, na Zona Norte.

Então muita gente se perguntou (e os telejornais também): Ué? Não era Bangu o lugar mais quente do Rio de Janeiro? Por que será que agora só se fala em Irajá? Qual o bairro mais quente do Rio de Janeiro?

Mas diferente de muitas gente que só se perguntou, os telejornais também se propuseram a responder.

Em primeiro lugar veio a resposta óbvia: Bangu não tem mais uma estação meteorológica para medição oficial, por isso, e apenas por isso, seu nome não aparece mais na lista dos mais quentes. Mas o bairro, óbvio, continua muito quente.

Foi então que o RJTV resolveu tirar a prova real:

Mandou um repórter para Irajá; e outro para Bangu. Cara um segurando um termômetro digital para tentar fazer com que a apuração fosse mais precisa. Tinha um pequeno detalhe dos modelos e as marcas dos termômetros serem diferentes um do outro. Mas isso não foi problema.

Link ao vivo com os dois bairros. Repórteres suados depois de procurar um lugar bastante escaldante para os termômetros registrassem o maior número possível, para que a brincadeira fizesse sentido.

Os dois de máscara, porque o contexto ainda era de pandemia: Priscila Chagas em Bangu; Fábio Júdice em Irajá. E o resultado, deu o óbvio:

Comparativo das temperaturas de Bangu e Irajá durante o verão de 2021 em reportagem do RJTV

À esquerda na imagem, a temperatura de Bangu: 48,1ºC. À direita, Irajá: 42,1ºC.

Mesmo sem medição oficial, Bangu ainda é campeão municipal de calor. Veja a reportagem completa aqui.

Caio Chagas de Assis

Sou jornalista e banguense. Nesse blog, tenho como objetivo escrever e organizar informações na internet sobre o bairro de Bangu e a região da Zona Oeste do Rio de Janeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *