Resumo sobre o estádio:
Nome: Estádio Proletário Guilherme da Silveira Filho
Endereço: Local Rua Sul América, 950
Capacidade atual: 9.024 espectadores
Inauguração: 17 de novembro de 1947
Partida inaugural: Bangu 4 x 2 Flamengo (28/03/1948)
Público recorde: 32.000 pessoas (extraoficial)
O Estádio Moça Bonita, localizado no bairro de Bangu, na cidade do Rio de Janeiro, pertence ao Bangu Atlético Clube. Foi inaugurado em 1947 e possui capacidade para cerca de 10.000 espectadores.
O estádio tem capacidade para cerca de 9 mil pessoas e é um dos mais conhecidos do futebol carioca. Ele já foi palco de muitos jogos importantes, incluindo partidas do Campeonato Brasileiro de Futebol e da Copa do Brasil.
Atualmente funciona com a capacidade reduzida e apenas em jogos durante o dia, pois o sistema de iluminação é insuficiente para jogos noturnos.
A história do Estádio do Bangu
O Estádio Proletário Guilherme da Silveira Filho é o segundo estádio do Bangu. O primeiro ficava na antiga Rua Ferrer, e serviu ao clube de 1906 até 1943. O campo da Rua Ferrer foi durante décadas motivo de muito orgulho para os banguenses, mas na década de 1940, a estrutura do estádio começou a ser insuficiente para o time.
Clubes como o Madureira e o Canto do Rio (de Niterói) inauguraram ótimos estádios no início dessa década. Isso serviu como um dos impulsos para que o Bangu também tivesse uma nova casa. Além disso, pesaram também alguns problemas estruturais da Rua Ferrer.
- Em 1936, um incêndio nas arquibancadas da Rua Ferrer impediu a realização de um jogo contra o Madureira.
- E em 1943, o desabamento de um lance de arquibancadas de madeira no campo do São Cristóvão, em Figueira de Melo, durante jogo contra o Flamengo, feriu mais de 200 torcedores.
A federação carioca, portanto, decidiu então proibir os jogos em campos com estrutura semelhante.
Outro fator que contribuiu para a mudança foi a urbanização da área onde ficava o antigo campo. O terreno, que pertencia a Fábrica Bangu, passou por um processo de grande valorização e, por conta disso, foi devolvido à Fábrica para, em seguida, ser vendido e se tornar uma área comercial.
A construção da nova sede
A partir de 1944 começou a construção da nova casa alvirrubra, que passou a ser do outro lado da linha férrea, e um pouco mais perto de Padre Miguel, em um local que pertencia à antiga Fazenda da Viúva, que era conhecido com Moça Bonita. Daí surgiu o apelido do novo estádio.
A inauguração do estádio ocorreu no dia 15 de novembro de 1947, feriado de Proclamação da República, com uma partida simbólica disputada entre os veteranos das primeiras equipes do Bangu, do ano de 1904, em dois tempos de 20 minutos: o primeiro no antigo estádio da Rua Ferrer, e o segundo no novo palco de Moça Bonita.
Para ver mais detalhes sobre a cobertura jornalística da inauguração do estádio na época, é possível ler o Jornal dos Sports que saiu neste dia.
Há ainda essas outras matérias sobre a construção e a inauguração do Moça Bonita, disponibilizadas no excelente texto feito por Emmanuel do Vale no site Trivela.com sobre os 70 anos do campo.
Capacidade do Estádio
O plano inicial era a construção de um local que acomodaria 60 mil pessoas, 30 mil sentadas e 30 mil em pé. No entanto, na época da inauguração, o estádio tinha capacidade oficial para metade disso.
Em 1970, em partida amistosa do Bangu contra a seleção brasileira que seria campeã da Copa do Mundo daquele ano, fala-se em um público de 32 mil pessoas, embora esse número não seja oficial.
Durante a maior parte de sua história, a capacidade do estádio girou em torno dos 15 mil presentes. Há no entanto, alguns registros oficiais de públicos maiores, como os 16.136 ingressos vendidos em 1977 em um Bangu x Fluminense.
Desde 2017, a capacidade máxima é de um pouco mais de 9 mil pessoas. E o maior público dos anos recentes acontecem no mesmo ano, em um Nova Iguaçu x Flamengo, com 6.984 presentes.