A Mocidade Independente de Padre Miguel é uma das principais escolas de samba do Rio de Janeiro, a sétima na lista das mais vitoriosas, com seis títulos conquistados (1979, 1985, 1990, 1991, 1996, 2017). Atualmente possui duas quadras, uma dentro da favela da Vila Vintém, e outra na beira da Avenida Brasil, ambas em Padre Miguel, bairro de origem da escola.
Foi fundada em 10 de novembro de 1955 por Sílvio Trindade, Renato da Silva, Djalma Rosa, Olímpio Bonifácio (Bronquinha), Ary de Lima, Jorge Avelino da Silva , Orozimbo de Oliveira (Seu Orozimbo), Garibaldi F. Lima, Felipe de Souza (Pavão), José Pereira da Silva e Alfredo Briggs, a partir de um time de futebol amador da época, o Independente Futebol Clube.
Origem em um time da futebol
O “Vira Virou”, um dos principais sambas da Mocidade possui um trecho que diz “tive sonhos de criança, comecei no futebol”. E foi isso mesmo. A escola surge a partir do Independente Futebol Clube, um time de várzea criado em Padre Miguel na década de 1950.
A história conta que as comemorações dos jogos da equipe eram realizadas no Ponto Chic, local tradicional em Padre Miguel, e terminavam em uma verdadeira roda de samba promovida pelos ritmistas que iam para as arquibancadas torcer pelo time. O caminho natural foi virar bloco carnavalesco, o que aconteceu em 1953, com o Mocidade do Independente. antes de a Verde e Branco da Zona Oeste fazer história no Carnaval carioca.
Primeiros carnavais da Mocidade
- 1957 – Grupo 2 – 5º lugar com “O Baile de Rosas”
- 1958 – Grupo 2 – Campeã com “Apoteose do Samba”
Títulos da Mocidade
- 1979 – Grupo 1A – 5º lugar com “O Descobrimento do Brasil”
- 1985 – Grupo 1A – Campeã com “Ziriguidum 2001, Um Carnaval nas Estrelas”
- 1990 – Grupo Especial – Campeã com “Vira, Virou, a Mocidade Chegou”
- 1991 – Grupo Especial – Campeã com “Chuê, Chuá, as Águas vão Rolar”
- 1996 – Grupo Especial – Campeã com “Criador e Criatura”
- 2017 – Grupo Especial – Campeã com “As Mil e Uma Noites de Uma ‘Mocidade’ pra Lá de Marrakesh”