cadmovel-cosmos-zona-oeste

CadMóvel Carioca leva cidadania e acesso a direitos sociais para comunidades do Rio

Notícias

A Prefeitura do Rio de Janeiro está ampliando o acesso a serviços essenciais por meio do projeto CadMóvel Carioca – Conectando a direitos, iniciativa da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) que leva, diretamente às comunidades, o serviço de inscrição e atualização no Cadastro Único (CadÚnico), porta de entrada para diversos benefícios sociais.

Desde o seu lançamento, no início de abril, o CadMóvel já atendeu centenas de pessoas em diferentes regiões da cidade. A primeira edição ocorreu na comunidade Faz Quem Quer, em Rocha Miranda, na Zona Norte, com 134 atendimentos realizados, segundo informações da Prefeitura do Rio.

A ação, que acontece semanalmente às quintas-feiras, busca aproximar a população de programas como o Bolsa Família, a Carteira do Idoso e o Minha Casa Minha Vida, entre outros. “O objetivo é aumentar o número de atendimentos, além de dar comodidade ao usuário do CadÚnico. A partir de hoje, toda semana às quintas-feiras, a Assistência Social estará com o CadMóvel em algum ponto da cidade do Rio de Janeiro”, afirmou a secretária municipal de Assistência Social, Martha Rocha, conforme publicado pela Prefeitura do Rio.

Na segunda edição do projeto, realizada no último dia 10 de abril, o CadMóvel estacionou em Cosmos, na Zona Oeste, onde foram registrados 180 atendimentos. A ação ocorreu na Paróquia Santa Sofia, e como de costume, os atendimentos foram feitos por ordem de chegada, com distribuição de senhas.

A iniciativa conta com a parceria do Ministério da Previdência Social, que disponibiliza o PrevMóvel, unidade móvel do INSS. A população tem acesso a orientações sobre o site e o aplicativo Meu INSS, além de poder consultar cadastros, simular aposentadorias e emitir documentos como extratos de crédito, de consignação e o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS).

Para os moradores, a presença do serviço perto de casa representa uma mudança significativa. “Essa ação é muito importante para a gente, porque acontece perto de casa. Graças a essa facilidade, pude atualizar o meu cadastro e dar entrada num benefício social para o meu filho”, relatou Marcielen da Silva, manipuladora de alimentos de 33 anos e moradora de Cosmos, conforme relatado pela Prefeitura do Rio.

A próxima parada do CadMóvel será na Penha Circular, na Zona Norte, em caráter excepcional na terça-feira, 15 de abril, por conta da Semana Santa. O atendimento ocorrerá das 9h às 13h, na Igreja Marca de Cristo, localizada na Avenida Brás de Pina, 250. Serão disponibilizadas 150 senhas, e o atendimento seguirá sendo por ordem de chegada.

A ação é mais do que uma prestação de serviço: é um gesto de cidadania ativa. “Aproximar a população de um serviço tão importante quanto esse é o que nos move e nos motiva a promover semanalmente ações assim. O CadMóvel facilita a vida das pessoas e agiliza a prestação do serviço para quem mais precisa dele. Temos muito orgulho dessa iniciativa”, afirmou a secretária Martha Rocha, segundo a Prefeitura do Rio.

A programação semanal do CadMóvel será divulgada nas redes sociais da SMAS, e a expectativa é de que o serviço continue alcançando um número cada vez maior de cidadãos, levando dignidade e acesso aos direitos sociais onde ele é mais necessário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *