Na tarde desta segunda-feira (9), um incêndio atingiu uma área de mata no Parque Estadual da Pedra Branca, localizado na Zona Oeste do Rio de Janeiro. O fogo começou por volta das 12h20, segundo informações do Corpo de Bombeiros, que foram chamados para atuar na região conhecida como Caminho do Rio Pequeno.
O Globocop sobrevoou o local por volta de 12h30 e captou imagens dos focos de incêndio se espalhando rapidamente, facilitados pelo clima seco. Naquele momento, o fogo ainda não estava sob controle, e uma densa nuvem de fumaça cobria a área. Até o momento, não há registro de feridos.
Incêndios atingem todo o país
O Brasil enfrenta uma onda crescente de incêndios florestais. Nas últimas 24 horas, o país contabilizou mais de cinco mil focos de fogo, correspondendo a 76% das áreas queimadas em toda a América do Sul. O dado é do Programa Queimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
O bioma Cerrado tem sido o mais afetado recentemente, ultrapassando a Amazônia em número de incêndios. Entre segunda-feira (9) e terça-feira, o Cerrado registrou 2.489 focos, agravando a situação do fogo no país. A combinação de temperaturas elevadas, baixa umidade e tempo seco tem piorado a qualidade do ar em várias regiões do Brasil.
Nos primeiros dez dias de setembro, o número de focos de incêndio registrados já é mais que o dobro do observado em 2023. Foram contabilizados 37.492 focos até agora, em comparação aos 15.613 registrados no mesmo período do ano passado.
Informações de: Genilson Araújo, RJ1, publicado no site G1 e Joana Côrtes, publicada na Agência Brasil.