O Rio de Janeiro possui bairros imensos como Campo Grande, Bangu e Guaratiba (como você já leu aqui no texto sobre os maiores bairros da cidade). Ao mesmo tempo, contrastando com essa grandeza, há também bairros bem pequenos. E não são poucos!
Organizamos uma lista com os 29 menores deles, que você vai conhecer a seguir, todos com menos de 1 km². Mas antes, vamos explicar um pouco sobre a fonte da informação e os critérios usados por elas para decidir o tamanho de cada um desses territórios.
Nos baseamos no mapa oficial de limite dos bairros do site da Prefeitura. Nele, os pesquisadores usam a medida de hectares para determinar a área de cada local. Mas como a conversão é bem simples de fazer, usaremos uma medida um pouco mais intuitiva, o quilômetro quadrado (km²). Vale lembrar que cada hectare mede 0,01 km².
Veja também: As maiores temperaturas da história do Rio de Janeiro
Os 29 menores bairros do Rio de Janeiro
- Zumbi – 0,16 km²
- Lapa – 0,30 km²
- Jabour – 0,33 km²
- Saúde – 0,36 km²
- Praia da Bandeira – 0,38 km²
- Cocotá – 0,49 km²
- Vista Alegre – 0,52 km²
- Moneró – 0,52 km²
- Catumbi – 0,54 km²
- Pitangueiras – 0,60 km²
- Abolição – 0,62 km²
- São Francisco Xavier – 0,65 km²
- Catete – 0,68 km²
- Engenheiro Leal – 0,71 km²
- Praça da Bandeira – 0,72 km²
- Mangueira – 0,80 km²
- Maria da Graça – 0,83 km²
- Jacaré – 0,84 km²
- Ribeira – 0,86 km²
- Vasco da Gama – 0,86 km²
- Sampaio – 0,88 km²
- Cosme Velho – 0,89 km²
- Riachuelo – 0,93 km²
- Cidade Nova – 0,93 km²
- Jacarezinho – 0,94 km²
- Leme – 0,98 km²
- Bancários – 0,98 km²
- Estácio – 0,98 km²
- Campinho – 0,98 km²
Extensão territorial da cidade do Rio de Janeiro
Oo Rio de Janeiro possui mais de 160 bairros, divididos em 5 áreas de planejamento. Ao todo, o município possui 931,79 km² de extensão territorial.
A maior parte dos bairros pequenos ficam na zona central do Rio de Janeiro. Essa foi uma área que foi povoada antes das outras, e que ficou mais densamente povoada primeiro. Isso pode ter ajudado a criar bairros menores.
Há, claro, algumas excessões, como o Zumbi, que fica na Ilha do Governador; e o bairro do Jabour, que fica na Zona Oeste. O Jabour era, até pouco tempo, parte de um bairro bem maior, Senador Camará. Como vimos no texto sobre os maiores bairros, territórios grandes são bem comuns na Zona Oeste. Mas a partir de 2019, o Jabour se emancipou e ocupa a terceira colocação da nossa lista.
Zumbi: conheça o menor bairro do Rio
Zumbi, o menor bairro do Rio de Janeiro, é uma das 14 localidades que compõem a Ilha do Governador, situada na Baía de Guanabara. Este bairro é reconhecido como o menor entre os demais da cidade do Rio de Janeiro, abrigando pouco mais de 2 mil residentes. Sua atmosfera quase remete à tranquilidade de uma cidade do interior, talvez devido à sua localização mais distante em relação ao centro da ilha.
De acordo com o levantamento do site oriodejaneiro.com, o nome nada tem a ver com Zumbi dos Palmares. O local já era chamado assim em 1872, supostamente devido a uma assombração que os escravos diziam rondar a área.
A Praia do Zumbi é predominantemente residencial com 65% endereços residenciais além de estar localizada no bairro de Zumbi na cidade de Rio de Janeiro.
Bairro do Zumbi no Rio de Janeiro
- Área: 16,11 ha (em 2003)
- Fundação: 23 de julho de 1981
- IDH: 0,858 (em 2000)
- Habitantes: 1,8 mil (Censo 2022)
- Domicílios: 803 (em 2010)
- Limites: Pitangueiras, Ribeira, Cacuia
- Região Administrativa: XX R.A.(Ilha do Governador)
Lapa: o segundo menor bairro
A Lapa é um bairro histórico e culturalmente vibrante, conhecido por sua vida noturna e arquitetura icônica. O bairro é famoso pelos Arcos da Lapa, um aqueduto que se transformou em um dos cartões-postais da cidade, além de abrigar uma grande quantidade de bares, restaurantes, e casas de show que atraem tanto turistas quanto moradores locais. Ao longo dos anos, a Lapa se consolidou como um centro de efervescência cultural, com suas ruas sendo palco de eventos e manifestações artísticas diversas.
O bairro também tem importância histórica, com vários edifícios e igrejas que datam do período colonial e imperial do Brasil. A revitalização urbana da Lapa nos últimos anos reforçou sua posição como um dos principais polos turísticos e culturais da cidade, mantendo seu charme boêmio e histórico. É um local que combina tradição e modernidade, refletindo a diversidade e o dinamismo do Rio de Janeiro.
Informações sobre o bairro da Lapa:
- Área: 0,30 km²
- Fundação: Século XVIII
- IDH: 0,880 (IDH elevado)
- Habitantes: Aproximadamente 9 mil
- Domicílios: Cerca de 5 mil
- Limites: Santa Teresa, Centro, Glória